São pacientes que ao sorrir mostram muita gengiva tirando a harmonia do sorriso. O sorriso gengival não traz problemas à saúde bucal, mas costuma gerar muito incômodo porque compromete a estética. Em boa parte dos casos, a plástica gengival é a alternativa de correção mais eficaz, uma vez que reformula o contorno gengival definitivamente.
A plástica gengival ou gengivoplastia é um procedimento cirúrgico odontológico que remove a gengiva que cobre a coroa clínica, aumentado a exposição do dente. O dentista realiza medições dos dentes e da gengiva e, com o auxílio de instrumentos específicos, retira o excesso de gengiva com cortes precisos e minuciosamente calculados. Tudo é feito com anestesia, sem dor ou desconforto. Muitas vezes podemos fazer a cirurgia com o piezelétrico, dispensando a necessidade da sutura.
(https://www.mastereditora.com.br/periodico/20190306_115220.pdf)
A mudança é notada logo após o procedimento, mas pode ser melhor visualizada de 7 a 10 dias após a cirurgia, quando a cicatrização do tecido está quase completa. O resultado é um sorriso mais harmônico, expressivo e mais bonito.
Pós-cirúrgico sem complicações
O pós-cirúrgico deste tipo de procedimento costuma ser bastante tranquilo, sem grandes riscos de complicações. Cuidados especiais são recomendados com relação à dieta, que deve ser líquida ou pastosa, sempre fria, nas primeiras 24 horas após o procedimento; e com relação à higienização da área operada, que deve ser feita com escova bem macia e soluções antimicrobianas. Na maioria das vezes, o uso de analgésicos nem mesmo é necessário durante a fase de recuperação.
Será que vou gostar do resultado?
Essa é umas das cirurgias que gera grande expectativa do paciente. Os pacientes amam o resultado pois deixam de ter um sorriso com dentes pequenos e passam a ter dentes que valorizam seu sorriso. O resultado é sempre muito natural.
https://www.scielo.br/j/dpjo/a/pf4Q6hbxJqC9Wf8fYZFP3Vx/?lang=pt&format=pdf