O termo Mock-Up significa “maquete” ou “modelo”. Quando usado na Odontologia, ele significa “ensaio restaurador intra-oral”. Esse ensaio permite ao paciente visualizar as futuras restaurações sem que nenhum desgaste dentário seja feito. Funciona na verdade, como um “teste drive para que o especialista consiga demonstrar ao seu paciente quantos benefícios estéticos e funcionais ele ganhará no tratamento proposto.
Ele é muito utilizado em tratamentos com facetas de porcelana, lentes de contato e outros procedimentos estéticos.
Nesta etapa, o dentista consegue avaliar referências estéticas de todo o rosto do paciente e analisar detalhes como a linha média, a linha interpupilar, a linha alta do sorriso e a integração do posicionamento dos dentes com os lábios, entre outros fatores. E o paciente pode solicitar algumas alterações estéticas caso algo não tenha ficado satisfatório, como por exemplo: aumentar ou diminuir os dentes.
Uma vez o Mock-up aprovado ele servirá de guia para toda a execução do caso. Poderá funcionar como um guia para a realização de possíveis plastias gengivais, atuando inclusive como guia cirúrgico e irá orientar todo o processo de preparo. Desta forma, possibilita o mínimo de desgaste da estrutura dental quando necessário. E ainda pode ser usado como provisório na fase em que o paciente aguarda as porcelanas serem confeccionada.
Para a realização Mock-Up, é feita uma moldagem inicial, onde é realizado o enceramento diagnóstico. Após, este enceramento será copiado e levado à boca do paciente através de uma resina bis acrílica, material que permite o paciente ver o planejamento proposto e depois remover. É um processo totalmente indolor.
Se você se interessou e gostaria de visualizar como o seu sorriso ficaria com um planejamento estético, marque uma avaliação.